Notícia publicada no Jornal da Madeira - edição em papel de 9 de Setembro - ver ficheiro anexo

«Trata-se de um navio português de investigação das pescas

Noruega atracado no Funchal

Mário Camacho

Trata-se do navio português de investigação das pescas e pertence ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera. De seu nome Noruega, encontra-se desde o início da semana atracado no cais 2 do porto do Funchal, conforme nos documenta a foto cedida por Sérgio Ferreira. Por cá fica por mais uns dias, antes de rumar rumo a Sines. Foi construído em 1978 e tem um comprimento de 47,5 m por 13.75 m de boca, bem como 495 toneladas de peso bruto. Em 2011, foi anunciado que seria substituído por um outro navio, o atual Mar Portugal (ex. Kommandor Calum), que há quase um ano se encontra em Lisboa, em processo de revitalização antes de entrar ao serviço do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O Noruega opera com pouco mais de 15 tripulantes e dedica-se a variadas campanhas bio-oceanográficas, encontrando-se atualmente numa campanha BIOMETORE, que consiste na aquisição de variadas informações e dados em determinadas áreas a longa distância da costa portuguesa e Madeira sobre a biodiversidade das espécies e ecossistemas.»

Ficheiro anexado 3504pdfsam_1014_001.pdf