Notícia publicada no Jornal da Madeira - edição em papel de 9 de Setembro - ficheiro anexo

«IPMA promove estudo oceanográfico na Madeira

O navio 'Noruega', do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vai zarpar do Porto do Fun-chal rumo a Lisboa entre esta sexta-feira e sábado no âmbito de uma nova campanha de investigação oceanográfica, informou ontem a instituição. A investigadora do IPMA Antonina Santos explicou, em conferência de imprensa abordo do 'Noruega', que a iniciativa está inserida no projecto `Biometore', que reúne todas as instituições nacionais envolvidas em investigação marinha em Portugal continental, na Madeira e nos Açores. "O projecto pretende estudar os montes submarinos [montanhas que se elevam do fundo do oceano sem atingir a superfície] que existem entre as três regiões e envolve oito campanhas oceanográficas", salientou, realçando que o orçamento é de 2,5 milhões de euros, suportados por um programa europeu financiado pela Noruega, a Islândia e o Liechtenstein. A campanha da Madeira a Lisboa será liderada pelo director do Observatório Oceânico da região, Rui Caldeira, e vai prolongar-se por 20 dias, focando-se no estudo do ambiente pelágico (organismos que vivem na coluna de água) dos montes do Complexo Madeira-Tore. A campanha, em que serão percorridas 1.000 milhas náuticas, envolve cientistas de quatro nacionali-dades (Portugal, Espanha, Itália e Alemanha), num total de 13 elementos. Antonina Santos lembrou que o país :tem ambições na extensão da plataforma continental, num processo que está pendente na Organização das Nações Unidas, e essa extensão vai fazer com que as Zonas Económicas Exclusivas de Portugal continental, da Madeira -e dos Açores fiquem ligadas, criando um dos maiores espaços da Europa ao nível de mar. "Portugal também tem ambições no que diz respeito à implementação de áreas marinhas protegidas nestas áreas", realçou, sublinhando a importância de a investigação científica acompanhar os objectivos do país. Sobre o 'Noruega' destaque para o facto de este navio de investigação ter sido construído em Bergen, no país que lhe dá o nome, mais preci-samente nos estaleiros Mjellem & Karlsen, a 1 de Setembro de 1978 (38 anos) e ter sido oferecido a Portugal, com capacidade para investigação costeira e oceânica Tem um comprimento de 47.5 metros, 13,75 metros de boca, 495 GRT de tonelagem bruta e atinge 13 nós de velocidade máxima, alcançando 7.700 milhas de autonomia e 1.500 HP de potência.»


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