O projeto BIOMETORE: “Biodiversity in seamounts –  the Madeira-Tore and Great Meteor” esteve presente na sessão ”Data requirements in Fisheries Science: collecting, integrating and sharing” no âmbito da 3ª Conferência Internacional em Tecnologia e Engenharia (MARTECH 2016), que decorreu em Lisboa de 4 a 6 de Julho. 

Nesta sessão, organizada pelo IPMA, foram focados diversos tipos de informação relevante para o apoio à ciência e à gestão pesqueira, incluindo os sistemas de monitorização eletrónica, os dados obtidos através de satélites, a deteção remota através de meios acústicos ou de tecnologias de recolha de imagem e a utilização de AUV na observação do oceano.

O objetivo consistiu em estimular a discussão sobre a importância da integração, análise e interpretação de diversas fontes de informação como suporte para o desenvolvimento de planos de gestão de áreas marinhas remotas, com um foco especial nos montes submarinos dos complexos geológicos Atlânticos do Madeira-Tore e Great Meteor, áreas críticas definidas na Diretiva-Quadro “Estratégia Marinha” (DQEM).

As apresentações abordaram, entre outras, a caracterização das pressões antropogénicas naquelas áreas, objetivo principal do Work Package 4 do projeto BIOMETORE. No âmbito do projeto BLUECOM+, sob a coordenação do INESC TEC, foi discutida a importância das tecnologias de observação utilizando AUV nessas áreas remotas. Foi ainda focada a importância da gestão e partilha de dados em apoio aos planos de sustentabilidade, no âmbito do projeto SeaBioData coordenado pelo INESC TEC.