Criado em 15-09-2015

Entre os dias 14 e 30 de Outubro decorrerá a quarta campanha de mar no âmbito do projeto BIOMETORE-Biodiversity in seamounts: the Madeira-Tore and Great Meteor- co-financiado pelos fundos EEA grants.

A campanha a bordo do navio RP Gago Coutinho, coordenada pelo IMAR/MARE, tem como objectivo principal estudar as comunidades biológicas, como por exemplo os corais e esponjas de profundidade, que habitam os fundos dos montes submarinos Atlantis, Tyro e Irving, utilizando o ROV Luso da EMEPC. Objetivos adicionais desta campanha são os de caracterizar  as comunidades planctónicas e recolher dados oceanográficos nos montes submarinos a prospectar. Por se situarem numa zona remota e de difícil acesso estes montes submarinos são ainda mal conhecidos. Os dados recolhidos aumentarão o conhecimento sobre a biodiversidade destas áreas, fornecendo assim informação essencial ao país para a criação de áreas marinhas protegidas oceânicas.

Participam na campanha, investigadores do DOP-UAç /IMAR/MARE, IPMA, IPL e EMEPC. A viagem do RP Gago Coutinho pode ser seguida neste site através de notícias que irão ser enviadas durante a campanha.

Acompanhem-nos!


Ficheiro anexado 5902MonteSubmarinoIrving.pdf