Projecto

Sumário

Em águas marinhas portuguesas, a longa distância da costa, há dois importantes conjuntos de relevos submarinos, os arquipélagos submarinos Great Meteor e Madeira-Tore.
São áreas oceânicas, a grande distância da costa continental portuguesa, dos Açores e da Madeira, constituindo boas plataformas submarinas para o desenvolvimento de biótopos.
A importância do conhecimento destes biótopos levou ao estabelecimento de um consórcio único que envolve todas as principais instituições de investigação marinha do país com o objetivo de estudar a biodiversidade destas áreas através do projeto BIOMETORE. No âmbito deste projeto, estão programadas oito campanhas de investigação científica a estes dois territórios submarinos.

Investigação e Prospeção

O projeto BIOMETORE destina-se à aquisição de dados físicos, químicos e biológicos, em áreas selecionadas dos montes submarinos dos complexos Great Meteor e Madeira-Tore com vista a adquirir conhecimento sobre a biodiversidade, das espécies aos ecossistemas pelágicos e bentónicos, bem como sobre as pressões humanas nestas áreas. 
O esforço de recolha de dados a realizar em 2015 e 2016 por equipas multidisciplinares de todas as instituições presentes no consórcio vão  aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade e contribuir para a caracterização e mapeamento de zonas oceânicas  com vista a uma melhor compreensão dos ecossistemas marinhos profundos. 
O projeto BIOMETORE também se propõe desenhar um plano de sustentabilidade e gestão para as áreas marinhas alvo do estudo e apoiar a avaliação do bom estado ambiental no âmbito da Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha (DQEM).

Áreas de Conhecimento Principais

  • Oceanografia (física, química e biológica) 
  • Ecologia 
  • Taxonomia integrativa
  • Pesca 
  • Geologia Marinha 
  • Governança Ambiental 

Enquadramento

O projeto BIOMETORE inscreve-se nas linhas de ação da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM).
A DQEM é o pilar da política europeia de proteção do ambiente marinho. A sua aplicação requer o reforço da monitorização de áreas críticas e o desenvolvimento de medidas para se atingir e manter o bom estado ambiental de todas as águas marinhas europeias.
O projeto BIOMETORE vai fornecer informação importante para o conhecimento integrado e a gestão dos ecossistemas de mar profundo de dois dos principais conjuntos de Montes Submarinos do Atlântico Norte, particularmente no contexto da implementação da DQEM em Portugal.
O programa de medidas da DQEM em Portugal identifica ainda como objetivo a criação de novas áreas marinhas protegidas de grandes dimensões, delimitadas em zonas oceânicas profundas.
O projeto BIOMETORE vem acrescentar suporte científico para a boa gestão destas novas áreas marinhas protegidas, o arquipélago submarino Great Meteor e o complexo geológico Madeira-Tore.




  • promotor
  • parceiros
  • colaboradores
  • financiamento